Biografia







Vítor Manuel Ferreira Lopes, nasceu a 1 de Dezembro de 1950 na cidade do Porto, entregue à casa do gaiato, de Paco de Sousa. Ali viveu até aos 10 anos.

Em 1963, foi levado para Angola, onde viveu e cumpriu serviço militar. Aos 24 anos casou-se com Maria da Conceição Martins, de 17 anos. Ainda em Angola, nasceram-lhe 2 das 3 filhas, em Benguela (Sandra e Paula). Em 1981, por causa da guerra, foram forçados a fugir para Portugal, onde em 1982 nasce mais uma filha (Márcia).

“…Levamos uma vida normal ate 1988, ano em que todos recebemos Jesus como Senhor e Salvador, na Vila do Pinhal Novo. A partir dai as nossas vidas mudaram completamente. Em 1989 fomos batizados nas aguas. Tiramos um pequeno curso para sermos diáconos e assistentes. O pastor da igreja, que nos frequentávamos, ofereceu-nos o primeiro curso para a escola bíblica. A partir dai nunca mais paramos.

Frequentamos mais 4 anos, num total de 5 anos de Escola bíblica. A nossa primeira chamada para pastorear uma igreja foi em 1994 na Vila de Nisa, a 250 Km de casa, que era no Barreiro. Ficamos nesse local 3 anos e meio. Deus tirou-nos dali em 1998 e mandou-nos para Rana para ajudarmos o pastor que la se encontrava. Estivemos nesse lugar 9 meses, tempo para nascer com Deus. Fomos enviados para Lisboa onde permanecemos ate final de 1999. Em 2000 fomos chamados para passarmos a full time na igreja de Évora, largando os nossos empregos seculares. Permanecemos nesse local por 2 anos e meio.

Tinha tido um sonho que iriamos embora dessa cidade. Saímos para uma chamada maior na igreja de Faro em 2002 para pastorear e supervisionar 5 igrejas (Faro, Tavira, Olhão, Armação de Pera e Albufeira). Deus continuava do nosso lado abençoando o nosso ministério. Em 2004 fomos levados para o Norte de Portugal cumprindo mais uma vez a nossa chamada. Fomos para a igreja de Oliveira do Hospital, pastorear e supervisionar 3 igrejas (Oliveira do Hospital, Arganil e Seia). Permanecemos nessa cidade ate junho de 2006, indo viver para Coimbra. Pastoreamos a igreja de Vila Nova de Poiares. Nesse mesmo espaço de tempo fomos para Viseu por um mês, supervisionar algumas igrejas. No final de 2006 novamente Deus levou-nos a ir viver para Guimarães por 6 meses a pastorear e supervisionar 6 igrejas (Braga, Guimarães, Vila Real, Valença do Minho, Vila nova de Famalicão e Viana do Castelo).

Deus disse-nos: agora quero-vos em Inglaterra para vos prosperar ainda mais: “…Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim…” (Isaías 6:8)

No dia 31 de Julho de 2007 rumamos para a cidade de HULL, norte de Inglaterra  sem sabermos o que realmente Deus queria de nos. Tivemos 3 anos a frequentar uma igreja Inglesa, quando recebemos a chamada de Deus para abrirmos uma igreja para Portugueses que se chamaria ‘Recomeçar em Cristo’. Mais tarde, Deus mandou mudar o nome para ‘Comunidade Crista Portuguesa’ e obedecemos.

Deus tem feito muitos milagres, tem aberto portas, tem sido muito generoso para connosco e para os Portugueses que aqui se encontram. Gloria a Deus pelas nossas vidas em prol do evangelho. Que possamos ser instrumentos nas maos de Deus para ganharmos muitos portugueses nesta cidade.

“…Obrigado Senhor,  pela  nossa  obediência  e humildade…”